A lenda das anilhas de latas de alumínio

Junte 5.000 lacres de latinhas e troque por uma cadeira de rodas
Esta é uma clássica mensagem recebida por grande parte dos usuários de e-mail do país, e levada a sério por muitas outras pessoas, estritamente por usar um apelo humanitário e até religioso em algumas situações.

Há uma versão que corre por aí que diz que uma garrafa (dessas Pet de 2 litros) cheia pode ser vendida por R$ 300,00! e em outra, você pode trocar pelas já citadas cadeiras de rodas. Elas nunca valem 200,00... 300,00 Reais, pois um anel de alumínio em uma balança de precisão pesa 0,28 g, ou seja, seria preciso juntar cerca de 4 anéis para chegar a um grama! Seria mais caro do que o ouro!

Segundo o boato, os preciosos lacres são confeccionados com um material muito mais precioso do que o alumínio da latinha.



Cansado da repercussão estrondosa desta pulha (corrijam-me se estiver errado), o website www.sucatas.com, especializado em reciclagem, postou em sua página algumas explicações a fim de desmascarar a farsa dos lacres de latinhas.

São elas:

- Devido ao tamanho reduzido, muitos deles podem se perder antes de chegar ao local onde serão reciclados.

- No processo de reciclagem da lata, elas são peneiradas e a chance de anéis soltos acabarem indo junto com a areia/terra da limpeza é muito grande.

- Pelo fato de a liga de alumínio que reciclamos ser utilizada apenas para fazer o corpo da lata e ter teor de magnésio menor que a dos anéis, o uso apenas do anel no processo de reciclagem pode contaminar o alumínio reciclado, pois o teor de magnésio fica acima do desejado, assim o material fica contaminado ou “fora das especificações”.


- Pelas razões acima, o alumínio dos anéis, quando vendido separado, tem menor valor comercial do que as latas inteiras, ou seja, vale menos!


- Pior ainda que as razões acima, é a frustração de ter tido o trabalho para ter a latinha na mão, arrancar o anel, guardá-lo e depois descobrir que ele não vale mais que a lata, ao contrário, com muito menos latas você consegue a mesma coisa.


- Se a intenção é ajudar alguém a ter uma cadeira de rodas, saibam que juntando as latinhas com anéis você precisará de 6.020 latas, mas para conseguir a mesma cadeira de rodas só com anéis, você vai precisar de 286.667 deles!


- Com 70 latas você tem 1kg, para ter 1kg em anéis são necessários 3.333 anéis!!!” 



Jornal Cruzeiro do Sul de 12 de outubro de 2002, Sorocaba, SP

Garoto junta 14 mil lacres de latas mas não obtém computador
14 mil Lacres de latas


Sem comentários:

Enviar um comentário