Língua portuguesa 800 anos

Há 800 anos, no dia 27 de Junho de 1214, era assinado em Coimbra o Testamento do rei D. Afonso II - considerado o mais antigo documento oficial escrito em português.
Este testamento é até agora o primeiro documento oficial da corte chegado aos nossos dias, mas não será o mais antigo documento escrito em língua portuguesa descoberto até agora. De um período situado entre 1211 e 1216 é conhecida uma Notícia de Torto – “Notícia das malfeitorias de que foi injustamente vítima Lourenço Fernandes da Cunha” e, mais antiga ainda, uma Notícia de Fiadores, datada de 1175.

É para nós uma honra comunicar em português. Pode ser o português de Portugal, na sua enorme variedade de sotaques, pode ser o doce português falado pelos nossos irmãos brasileiros, o português misturado com saudade e melancolia dos povos de África ou o português do distante mas sempre presente Timor-Leste.
O português de Camões, Agustina Bessa-Luís, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Mia Couto e outros tantos é hoje a língua mais falada no hemisfério sul e a 4ª mais falada em todo o mundo, é usado hoje por 244 milhões de pessoas.

Este universo de falantes representa mais de 7% da superfície continental da Terra. São oito os países de língua oficial portuguesa, Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, todos eles países “plantados à beira-mar” e que representam 4% da riqueza mundial.

Tudo indica que em 2050, mais 100 milhões de pessoas se vão juntar ao número de falantes de português. 350 milhões vão manter a língua portuguesa no topo de idiomas mundiais, a terceira mais falada na Europa, depois do inglês e do espanhol.


O português é ainda uma das línguas que regista uma das taxas de crescimento mais elevadas nas redes sociais e na aprendizagem como língua estrangeira.

Escolhemos uma imagem de Fernando Pessoa para o celebrar porque, afinal de contas, foi ele quem disse "A minha pátria é a língua portuguesa".

Com ou sem Acordo Ortográfico a verdade é que tudo evolui, até a língua e a escrita.

Os mais antigos textos escritos em português

Sem comentários:

Enviar um comentário