A origem da expressão: Casa do Caralho

Segundo autores conceituados, nomeadamente da Academia das Ciências de Lisboa, a palavra caralho designava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das Caravelas, também conhecida como Gávea. Era dali que os vigias perscrutavam o horizonte em busca de sinais de terra. Dada a sua situação, o caralho era um lugar muito instável pois era onde se manifestava com maior intensidade a oscilação e o rolamento lateral da embarcação.


Este local, nada agradável, era também e por isso mesmo considerado lugar de castigo e para aí eram mandados os marinheiros que infringiam alguma das normas vigentes a bordo. O prevaricador era então obrigado a cumprir horas e por vezes até dias inteiros no caralho e, quando descia, vinha tão maldisposto que se mantinha quieto por uns tempos. 


Sendo assim, Caralho "é o nome original do mastro acima da Gávea"...então, a Gávea era também conhecida como, a casa do caralho. Assim o comandante mandava o marinheiro para a casa do caralho...dai a origem da expressão, mandar para o caralho. Com o tempo a palavra passou a designar uma miríade de coisas, sentimentos e pessoas, bem do nosso conhecimento... se bem que naqueles tempos não era bem com a conotação de que se tem a intensão nos dias de hoje.


Mas se você não esta satisfeito com esta notícia, então vá para Casa do Caralho nas Caldas da Rainha em Portugal.

Afinal...a Casa do Caralho existe.
Veja o video para entender melhor:

E no Brasil a Casa do Caralho fica em Brasília, repare a semelhança ao dito cujo:

37 comentários:

  1. intensão? Bastou pesquisar um pouco para ver que essa informação é uma lenda urbana fantasiosa e sem nenhuma base.

    ResponderEliminar
  2. E também não existe academia portuguesa de letras nenhuma. Que blog mai amador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Pois é amigo "unknown", não sou profissional, sou mesmo amador, no entanto poderia me ajudar e para já mostrar o seu blog bem mais profissional que é para eu se basear no seu profissionalismo e divulgá-lo aqui. Obrigado pela visita e sucesso.

      Eliminar
    2. Toma... pra aprender a respeitar quem tem o trabalho de manter o blog você vai pra casa do caralho.

      Eliminar
    3. E só pra completar, segue o link do site da Academia das Ciências de Lisboa: http://www.acad-ciencias.pt/

      Eliminar
    4. Este merdas ficam falando mal do trabalho dos outros mas não faz nada pra ajudar ninguém......

      Eliminar
  3. valeu mas a casa do caralho atual e a minha cueca ponto final kkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  4. Ah, discordo de todos, pra mim a casa do caralho, é uma bela de uma buceta kkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  5. Pois e pessoal falam falam mas obras nenhumas por isso contrariando essa tendencia os Templarios do Rock vai editar em breve o seu novo disco intitulado EP do Caralho com uma capa brutal da autoria de Andre Aros e trata precisamente deste assunto aqui falado mantenham se atentos ao face book da banda.

    ResponderEliminar
  6. Pois e pessoal falam falam mas obras nenhumas por isso contrariando essa tendencia os Templarios do Rock vai editar em breve o seu novo disco intitulado EP do Caralho com uma capa brutal da autoria de Andre Aros e trata precisamente deste assunto aqui falado mantenham se atentos ao face book da banda.

    ResponderEliminar
  7. Sim. O desconhecido foi mesmo mal educado, mas a informação é mesmo uma lenda divulgada com bastante frequência na internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um brasuca que não sabe o que fazer da vida, e então Volta oásis tema da lenda. O amigo se quiser, posso-lhe oferecer algumas cópias da Torre do Tombo que confirmam a veracidade da dita lenda. Mas como e um dos exemplares atuais do pretogues é natural que nem saiba o que é a Torre do Tombo.

      Eliminar
    2. Sr. Mário, obrigado pelo tempo despendido ao ler o artigo acima. E claro, queremos as cópias sim, é sempre bom tomar conhecimento de alguém que tem acesso aos documentos da Torre do Tombo. E, sim, sei muito bem o que É a Torre do Tombo, há imensos documentos ali que dignificam a formação e história de Portugal, inclusive as que não foram tão boas como a escravidão de humanos, etc,etc,etc, mas que agora não vem ao caso. Bem, manda-nos as cópias ou podemos buscar em Cantanhede? Obrigado e SUCESSO

      Eliminar
    3. A palavra está documentada e "re-documentada" já desde o séc X e os historiadores pensam que venha de muito antes até, com o mesmo significado de hoje. Desculpe Sr. Mário mas acho o seu comentário de uma presunção deveras ignorante, egocêntrica e racista. O facto do comentador ser brasileiro ou não nada joga em prol ou contra o seu QI e consequente conhecimento. Por isso, sendo que a palavra está documentada MUITO antes do tempo das caravelas como sendo o que é hoje, a origem nunca poderia ser a deste texto. Existem sim textos em que o nome "casa do caralho" seria a gávea, o que quer dizer que o caralho era o mastro e não a gávea, mas nessa altura já a denominação era usada para o membro viril.

      Eliminar
    4. Reparem em quem o mario tem de descer o caralho e verão a origem da frustração.

      Eliminar
    5. Desculpe-me Sr.Mário, o senhor só pode ter saido da "casa do caralho". É do "caralho" a sua falta de respeito para com o teu mano. Muita gente não sabe o que esse "caralho" de Torre do Tombo tem de bom. Muitos não sabem que "caralho" há lá dentro desta Torre. "Caralhos" me mordam Sr.Mário, acho que o senhor poderia ir para essa tal "Casa do Caralho". Enfim, seu comentário não é, infelizmente, do "caralho".

      Eliminar
    6. Cheguei tarde aqui, tb como anónimo. Essa história é mesmo do caralho, não? Mas vejam, o Sr. Mário é um incompreendido (em parte), pois ele respondeu ao tópico do rapaz que disse ser "lenda" oferecendo documentos comprobatórios do contrário, ou seja, se bem entendi, o Sr. Mário afirma que não é lenda! Por favor, não sejam indelicados comigo. Podem discordar, não tem problema. Só não me mandem para a casa do caralho que não estou a fim de ficar tonto.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Irei falar com o Dr. Silvestre Lacerda, também fiquei curioso em saber desses documentos sr. Mário

    ResponderEliminar
  10. Mas que caralho de post... kkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  11. Sou marinheiro e sei que a origem da palavra realmente está relacionada ao cesto que fica no mastro da embarcação, e se alguém tem como provar que a palavra já era usada antes que prove.

    ResponderEliminar
  12. Essa expressão diz-se quando algo fica muito longe do ponto onde se está... "É pá, isso fica lá para a cara do caralho!"....

    ResponderEliminar
  13. Vendo os comentários eu não sei ao certo se esse post está certo, caso alguém consiga esclarecer minha dúvida, por favor me responda

    ResponderEliminar
  14. Como você acerto e cheio cara+

    ResponderEliminar
  15. Ó caralho, podem acabar com essa conversa? Resumindo e concuindo: o "caralho" é o pedaço do mastro que fica acima da gávea e tem esse nome por alusão ao "caralho" que já existia (muito) antes e que tinha uma conotação fálica. Todos de acordo? "Atão", qual é o busílis? :)

    ResponderEliminar
  16. Só estou pesquisando por curiosidade

    ResponderEliminar
  17. Atenção, leitores!
    A origem da expressão “casa do caralho” exposta no texto é inverídica, podendo ser considerada notícia falsa (“fake news”).
    Sugiro que considerem neste caso como uma expressão criativa do autor deste site dentro do espírito de brincadeiras com intenções comerciais ao final.

    ResponderEliminar
  18. Existem fatos e expressões que suas origens se perderam no tempo, por falta de comprovação verídica. Então, por vezes lhes são atuibuidas outras iniciações. Muito despropositado chamar tudo de fakenews (apesar de estarmos no goveno homônimo). A origem do mundo por exemplo...

    ResponderEliminar
  19. "Que suas origens se perderam no tempo" é que é o caralho. Isto não é português!!! "Cujas" origens, "cujas", PORRA, aprendam a utilizar a própria língua!

    ResponderEliminar