Tudo o que o Facebook sabe sobre você

Conheça as informações que a rede social tem armazenadas sobre si, bem como conseguir ter acesso a todos estes dados.
 

A rede social mais conhecida e utilizada do mundo, o Facebook, tem vindo a definir cada vez mais a forma como as pessoas interagem na sociedade. Partilhar a vida e as atividades no 'Face' tornou-se algo tão normal para uma franja tão grande da população que já faz parte da rotina diária.

O que muitos não sabem é que o Facebook guarda tudo o que faz num ficheiro a partir do seu perfil e pode partilhar algumas destas informações com empresas para que estas saibam quais os seus gostos e, assim, definir anúncios que pareçam do seu interesse, tendo em conta o seu histórico.

Com esta informação em mente, se acha que está perante um conjunto de dados ao qual nunca vai poder ter acesso, também aqui há novidades: é surpreendentemente simples obter uma cópia do processo que o Facebook tem sobre si.
Versão compacta ou complexa
 
No decorrer deste ano, o Facebook criou um arquivo básico disponível para download, que permite ter acesso ao histórico completo de posts, fotos, conversas privadas, etc.

Mais recentemente, disponiblizou igualmente uma versão mais complexa, onde pode ver informações de login, registo "hashtag" de todos os seus "likes" em páginas, amigos que tenha eliminado, entre outros dados.

Apesar do Facebook ter um registo completo desde que criou a conta, a maioria dos dados a que tem acesso engloba apenas o último mês e, apesar de algumas surpresas, muitos dados não serão de todo novidade, até porque a rede social implica expor muitos aspectos pessoais.

Ainda assim, se não se sente confortável com esta enorme panóplia de informações, o Facebook apresenta uma página onde explica todos os dados que tem armazenados e como pode impedir que estes continuam a ser amealhados. Mas, por enquanto, parece não haver forma de apagar o que já está guardado.

Fonte: expresso.pt

A aplicação que sabe tudo sobre si

Wolfram Alpha: A aplicação que sabe tudo sobre si

Sem comentários:

Enviar um comentário